Conecte conosco

Educação

Participação da UMESF no 6º Congresso da ABES

Publicado

em

MW Auto Peças 40 Anos

Relatório da participação da UMESF no 6º Congresso da ABES (Associação baiana dos Estudante Secundaristas)

De 16/11/2011 à 20/11/2011


No dia 16 de novembro de 2011 seguiu para Salvador a executiva da UMESF no intuito de credenciar os delegados para o congresso dos dias 19 e 20 do corrente.

Esperávamos que o credenciamento fosse rápido, mas isso não aconteceu. Existiam outras organizações presentes com muitas Atas a serem avaliadas, que eram elas a UJS – União da Juventude Socialista, AGES – Associação de Grêmios Estudantis de Salvador, PCR – Partido Comunista Revolucionário, a Inaugurar, o Trabalho e o PDT.

O credenciamento durou 03 dias, em que os integrantes da UMESF precisaram se deslocar de Simões Filho para Salvador e de Salvador para Simões Filho noite e dia, pois até a noite o credenciamento acontecia, já que era a única forma de terminar a tempo para o congresso.

A UMESF foi com 11 atas prontas, no entanto apenas 06 foram aprovadas, pois uma das forças (UJS – União da Juventude Socialista) que estava presente conseguiu bloquear algumas delas, alegando que tiveram acesso a essas escolas primeiro e que estavam com os delegados já mobilizados rejeitando, portanto, nossas outras 05 atas. Para este congresso conseguimos mobilizar o total de 11 escolas, são elas; Colégio Municipal Padre Luiz Palmeira, Colégio Municipal Georgina Simões, Colégio Estadual Alberto Silva, Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, Colégio Estadual Manoel de Jesus, Colégio Estadual Hermes Miranda do Val, Colégio Estadual Polivalente de Aratu, Colégio Estadual Berlindo Mamede de Oliveira, CEEP – Irmã Dulce, Colégio Estadual Luiz Viana Filho, Colégio Estadual de Aratu.

Mesmo diante deste contratempo saímos fortalecidos, pois sendo o 1º congresso em que a Entidade participou, foram firmados acordos com as forças políticas O TRABALHO com 06 (seis) delegados e a INAUGURAR com 13 (treze). Aumentando para 25 o número
de delegados da UMESF na UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Desta forma se obteve condições para que o nome de Carlos Eduardo presidente da Entidade fosse indicado a assumir um cargo na Diretoria Executiva. Por conseguinte a INAUGURAR elegeu um representante para a executiva da ABES – Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas.
Importante salientar que a participação dos estudantes simõesfilhenses neste congresso, foi positiva, pois desenvolveu o senso de pertença ao movimento estudantil, o que servirá para estimular que a discussão política dentro das escolas aconteça de forma madura, coerente e consciente. Com o fortalecimento dos grêmios, os jovens se sentirão incentivados a buscar a melhoria do Ensino Público, compreendendo-o como fator sociocultural e institucional no processo de transformação do indivíduo (LIBANEO, 2005), se colocando como co-responsáveis pelo processo educacional, com discussões de temas pertinentes a juventude. Difundindo estas ações não só no Estado, mas também em nível Nacional.
Carlos Eduardo Santos da Silva
Presidente – UMESF

Educação

NOVAS SECRETÁRIAS ESCOLARES SÃO EMPOSSADAS EM SIMÕES FILHO

Publicado

em

NOVAS SECRETÁRIAS ESCOLARES SÃO EMPOSSADAS EM SIMÕES FILHO Ao lado de Secretária de Educação Marisa Bonfim e dos vereador Jackson Bonfim e Everton Paim, o prefeito Diógenes Tolentino - DINHA deu posse às novas secretárias escolares para a rede municipal de ensino. O evento aconteceu na tarde desta terça-feira, 11 de maio, na Escola Ressureição localizada no centro da cidade.

Ao lado de Secretária de Educação Marisa Bonfim e dos vereador Jackson Bonfim e Everton Paim, o prefeito Diógenes Tolentino – DINHA deu posse às novas secretárias escolares para a rede municipal de ensino.

O evento aconteceu na tarde desta terça-feira, 11 de maio, na Escola Ressureição localizada no centro da cidade.

Com imagens de Rupiara Costa

Continuar Lendo

Educação

Enem digital será presencial e candidato deve levar caneta preta

A diferença para o Enem impresso é que a prova será feita pelo computador

Publicado

em

Metro1 – A primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) digital começa neste domingo (31). O exame será aplicado de forma piloto para um número reduzido de participantes. Embora seja feito pelo computador, os candidatos deverão ir até os locais de prova e, assim como no Enem impresso, levar caneta esferográfica de cor preta. As informações são da Agência Brasil.

“É interessante lembrar que os participantes se deslocam até o local onde existe computador – a escola, universidade, faculdade, que se cadastrou antecipadamente – e que devem levar caneta preta porque vão fazer redação em papel ainda este ano. Foi uma opção para não ter uma mudança ainda tão radical”, explica o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi.

Assim como no Enem impresso, no primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo dia, matemática e ciências da natureza. O tempo de prova e os horários de aplicação também serão os mesmos, cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h, no horário de Brasília.

A diferença é que a prova será feita pelo computador. As questões objetivas serão todas marcadas na tela, e os participantes não precisarão preencher o cartão-resposta à mão. A redação, no entanto, será escrita à mão, por isso a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é obrigatória. O tema e os textos motivadores estarão na tela.

No segundo dia de exame, a caneta também poderá ser usada. Os participantes receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos das provas de exatas à mão, caso desejem. 

Continuar Lendo

Educação

Gabaritos oficiais das provas do Enem devem ser divulgados nesta quarta (27)

Provas presenciaisi foram aplicadas nos últimos dias 17 e 24 de janeiro; versão digital está prevista para 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Redação

Publicado

em

Bahia.ba – O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deve divulgar nesta quarta-feira (27) os gabaritos oficiais das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas foram aplicadas nos últimos dias 17 e 24 de janeiro. No primeiro dia, foi aplicada a prova de redação.

De acordo com informações da Agência Brasil e do UOL, a previsão da divulgação dos resultados finais é 29 de março. Essa é também a previsão de divulgação das notas da redação.

Apesar da divulgação dos gabaritos, não é possível calcular a nota do exame devido à metodologia de correção adotada pelo Inep. A teoria de resposta ao item (TRI) leva em consideração fatores como a coerência de cada estudante na prova.

Isso quer dizer que, se acertar questões difíceis, é esperado qu ele acerte também as fáceis. Se isso não acontecer, o sistema entende que pode ter havido um chute e o estudante pontua menos do que o candidato que tenha acertado as mesmas questões difíceis e também as fáceis.

Com aplicação de provas depois do previsto devido à pandemia do novo coronavírus, 2,5 milhões de candidatos fizeram o Enem 2020. O número é 50% menor do que o total de candidatos inscritos nas provas.

Ainda está prevista uma versão digital para o exame, que deve ser aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. As notas do exame poderão ser usadas para concorrer a vagas de universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades públicas, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E

AS MAIS LIDAS DA SEMANA