Conecte conosco

Vereadores

RETORNO ÀS AULAS: PROTOCOLOS SÃO APRESENTADOS NA CÂMARA

Vereadores se reúnem com as secretárias de Saúde e de Educação para conhecer os protocolos de retorno às aulas

Publicado

em

Vereadores se reuniram, na tarde desta quinta (6), no plenário da Câmara, com a secretária da Educação, Mariza Pimentel, e a secretária da Saúde, Iridan Brasileiro, e para conhecer os protocolos pedagógicos e sanitários de retorno às aulas. As escolas não funcionam de forma presencial desde o início da pandemia do Coronavírus, em março de 2020.

No planejamento pedagógico, a secretária da Educação apresentou três fases de ensino. A primeira está relacionada ao retorno remoto, havendo a volta no primeiro momento do ano letivo, prosseguindo até as novas orientações do sistema de saúde referentes às condições sanitárias para o desenvolvimento das atividades semipresenciais.

Na segunda fase, ocorrerá o retorno de 50% dos alunos, denominada como Retorno Híbrido. Ela acontecerá de acordo às condições sanitárias apresentadas e permitidas pelos órgãos competentes, como Secretaria de Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. Esse ensino é a mescla do desenvolvimento das atividades pedagógicas parte de forma presencial e a outra parte de forma remota. Sendo assim, haverá rodízio de alunos. As turmas serão subdivididas e os alunos frequentarão à escola em dias alternados.

No entanto, um dos requisitos para essa fase é a vacinação dos servidores de educação. Até o momento, 190 de 890 profissionais entre 55 e 59 anos receberam a 1ª dose.

Já a terceira e última fase, relacionada ao retorno presencial, será desenvolvida com a presença de todos os alunos, de segunda a sábado, mas ainda assim ocorrerão as aulas remotas como forma de complementação para o cumprimento da carga horária letivo.

No documento apresentado pela Superintendente da Secretaria de Saúde, Rebeca Varjão, um dos protocolos sanitários para a retomada gradativa das redes de ensino exige que deverá existir o distanciamento social de 1,5 metro entre as pessoas, com exceção dos profissionais que atuam diretamente com crianças de creche e pré-escola. Para os funcionários e estudantes, será obrigatório.

Quanto à higiene pessoal, os funcionários e estudantes deverão lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70% ao entrar e sair da instituição e antes das refeições. Na limpeza e higienização de ambientes, os trabalhadores terão de higienizar os prédios, as salas de aula e as superfícies que são tocadas por muitas pessoas, como grades, mesas de refeitórios, carteiras, puxadores de porta e corrimões.

ASCOM/CÂMARA

Vereadores

ENTREVISTA: VEREADOR ITUS RAMOS FALA DOS PRIMEIROS MESES COMO VEREADOR, EXPECTATIVAS E REALIDADES E PRÓXIMAS ELEIÇÕES

O Vereador fez questão de afirmar apoio à deputada Kátia Oliveira

Publicado

em

VEREADOR ITUS RAMOS FALA DOS PRIMEIROS MESES COMO VEREADOR, EXPECTATIVAS E REALIDES E PRÓXIMAS ELEIÇÕES

Em entrevista ao radialista Ataíde Barbosa, no programa Panorama de Notícias, nesta quinta-feira, 23 de setembro, o vereador relatou como está sendo sua experiência como parlamentar do município.

O vereador abordou diversos pontos que ele considera positivos na gestão do prefeito Diógenes Tolentino – Dinha.

Itus Ramos fez questão de reafirmar seu apoio à reeleição da deputada Kátia Oliveira para novo mandato na Assembleia Legislativa da Bahia.

O meu grupo estar empenhado em reeleger a deputada Katia. Estamos trabalhando não só em Simões filho como em outras cidades.

Katia e Azi merecem o voto do nosso povo por que trabalham de verdade por Simões Filho trazendo emendas que ajudam a cidade a desenvolver a cidade.” Declarou Itus

Segundo o vereador, “Katia irá dobrar sua votação em Simões filho por que quem votou nela tem orgulho de ter votado e quem não votou estar vendo o quanto ela trabalha pelo nosso povo!” completou

Assista a entrevista completa abaixo:

Caso, não esteja vendo esse vídeo aqui, clique aqui para acessar a página do Panorama de Notícias

Continuar Lendo

Vereadores

Câmara aprova indicação que solicita o retorno da Vila Natalina

Publicado

em

Vereador Carlos Neto

Na 20ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (14), vereadores aprovaram a indicação de nº 143/2021, de autoria do vereador Carlos Neto (MDB), que solicita ao Poder Executivo o retorno da Vila Natalina na Praça da Bíblia. Na justificativa, o parlamentar argumentou que se trata de um evento que fomenta o desenvolvimento socioeconômico da cidade, e ressaltou que, havendo o retorno, é importante adotar todas as medidas de prevenção de saúde por conta da pandemia de COVID-19.

Além dessa, outras 11 matérias foram aprovadas:

A de nº 142/2021, de autoria do presidente Eri Costa (MDB), que solicita à Mesa Diretora a reiteração da Indicação de nº 291/2018, que requer ao Poder Executivo a revitalização, com instalação de mosaico, na Praça Noêmia Meireles Ramos;

A de nº 144/2021, que solicita à Mesa Diretora que conceda a Medalha Noêmia Meireles Ramos para a Srª Iridan Brasileiro Costa, de autoria do vereador Everton das Placas (PSL);

A de nº 145/2021, de autoria do vereador Adailton Caçambeiro (PSDB), que solicita ao Poder Executivo a construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro do Parque Continental;

A de nº 146/2021, de autoria de Everton Paim (MDB), que solicita ao poder executivo a reforma e revitalização com a construção de uma praça na avenida Rivaldo Guimarães no bairro do Cia I;

A de nº 147/2021, que solicita ao poder executivo obras de infraestrutura na Rua Salvador, no Jardim Eldorado, KM 25, de autoria do vereador Del do Cristo Rei (PSC);

A de nº 148/2021, solicita ao Poder Executivo a reconstrução do campo, a criação de praça com parque infantil, academia ao ar livre, iluminação em LED e pista de acesso para os moradores, localizado na Rua Brejau, no bairro do KM 30, de autoria do vereador Moisés Santos (PP);

A de nº 149/2021, de autoria Jackson Bomfim (DEM), solicita ao Poder Executivo a pavimentação asfáltica da Rua Roberto Carlos, no loteamento Recanto do Sol;

A de nº 150/2021, de autoria do vereador Itu’s Ramos (PSDB), que solicita ao Poder Executivo que viabilize, em parceria com as concessionárias das rodovias BR 324 e BA 093, a criação de espaço para a realização da Feira do Produtor Orgânico;

A de nº 151/2021, que solicita ao Poder Executivo obras de infraestrutura na Rua Lomanto Júnior, no bairro Ponto Parada, de autoria do vereador Del Capoeira (SOLIDARIEDADE);

A de nº 152/2021, de autoria do vereador Eugênio Pacelli (PCdoB), que solicita ao Poder Executivo obras de infraestrutura na Rua Mem de Sá, no bairro Jardim Renatão e a de nº 153/2021, de autoria do vereador Neivaldo Scavelo (PP), que solicita ao Poder Executivo a pavimentação asfáltica, requalificação e cobertura do canal da Travessa São José, no bairro Jardim Eldorado.

Na mesma sessão, também foi aprovado o Projeto de Lei (PL) de nº 034/2021, de autoria do Executivo, que dispõe sobre a criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), e os procedimentos de inspeção sanitária de estabelecimentos que produzam bebidas e alimentos de consumo humano de origem animal e/ou vegetal no município de Simões Filho.

Continuar Lendo

Vereadores

Na Semana da Juventude, Câmara realiza sessão com três projetos de autoria dos Jovens Vereadores

Publicado

em

Na Semana da Juventude, Câmara realiza sessão com três projetos de autoria dos Jovens Vereadores

O plenário da Câmara recebeu, na 16ª Sessão Ordinária, realizada na manhã de terça-feira (10), os Jovens Vereadores em homenagem à Semana da Juventude, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SEJUV), iniciada na última segunda (9) e que seguirá até a próxima sexta-feira (13). Na sessão, foram votados três Projetos de Lei (PL) elaborados pelos integrantes do programa. Todos foram aprovados por unanimidade.

O de nº 003/2021, que dispõe sobre a criação de um selo de reconhecimento para empresas que realizem o maior número de contratação de profissionais do sexo feminino. O de nº 004/2021, que reconhece as práticas de Grafite, Muralismo, Hip Hop e Skate como manifestações artísticas de valor cultural, quando sem conteúdo publicitário e forem realizadas com os objetivos de valorizar o patrimônio público, embelezar a paisagem urbana e de enaltecer o potencial criativo da população do município.

Por fim, o de nº 005/2021, que cria as Comissões de treinadas para a prestação de serviços de primeiros socorros nas escolas da cidade de Simões Filho, visando a proteção de estudantes e colaboradores em situações emergenciais. Todos foram aprovados por unanimidade.

Também estiveram presentes a secretária de Esportes, Lazer e Juventude, Sirliane Ribeiro, o superintendente de Juventude, Matheus Bacellar, a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Andrea Almeida, a ouvidora Darcileia Atanázio, a assessora de comunicação, Vânia Santana, e o superintendente de Esportes, Noilson Correa.

Programa Jovem Vereador

De autoria da ex-vereadora e atual deputada estadual, Kátia Oliveira, o programa foi instituído a partir da Lei Municipal n° 1106/2018, e tem o objetivo de promover a consciência política nos jovens, por meio da rotina dos trabalhos legislativos e executivo, estimulando o protagonismo e a participação ativa nas diversas áreas da sociedade.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA