Conecte conosco

Saúde

Rui anuncia aplicativo para monitorar casos suspeitos de coronavírus

Prevista para ser lançada ainda esta semana, ferramenta atenderá estados e municípios do Nordeste

Publicado

em

Bahia.ba – O governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira (31) o lançamento de um aplicativo para monitorar casos suspeitos de coronavírus. A ferramenta atenderá aos governadores e prefeitos da região nordeste.

O indivíduo que sentir os sintomas precisará apenas baixar o aplicativo e inserir seus dados e sintomas, para então ser automaticamente monitorado.

“Teremos todos os estágios, automaticamente sendo processados pelos computadores. Vamos enxergar em cada cidade, em cada região, onde estão aparecendo mais casos, identificar os casos e ir numa ação mais direta no município ou estado”, explicou em entrevista à Rede Bahia o governador, que também preside o Consórcio Nordeste.

A ação é uma das iniciativas adotadas pelo grupo para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Na última segunda-feira (30), foi oficializado o Comitê Científico, coordenado pelo cientista Miguel Nicolelis e pelo ex-ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende.

“Teremos um boletim diário deste grupo, com sugestões e orientações aos governadores. Queremos estar alinhando com o que de mais avançado estiver se fazendo no mundo inteiro, em vários países”, destacou Rui.

O comitê ficará responsável também por apresentar alternativas aos insumos médicos, que estão sumindo do mercado, como máscaras de proteção, e que tipo de negociação pode ser feita para mobilizar cadeias produtivas e empresas que possam transformar sua produção em respiradores. Os protocolos de atendimento serão orientados pelos cientistas, guiando na seleção e definição dos pacientes que precisam ou não estar numa unidade de terapia intensiva, em que momento deverão ser intubados ou quando poderão sair.