Conecte conosco

Salvador

Criança morre em desabamento de prédio em Salvador; Duas pessoas ainda não foram localizadas

Publicado

em

As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Geral do Estado. Uma mulher de 35 anos está em estado de saúde estável com ferimentos na face. Uma menina de 11 anos sofreu traumatismo craniano e também está estável. Um homem de 29 anos está com ferimentos na face e escoriações. O estado de saúde dele é instável. O menino de doze anos morreu.

Ainda segundo a Secretaria, o SAMU também prestou atendimento em populares que passaram mal.

 Um prédio de três andares desabou na manhã desta terça-feira, na Rua Alto de São João, no bairro de Pituaçu, em Salvador. Segundo os Bombeiros, no total, sete pessoas foram soterradas.

Moradores e bombeiros continuam no local na tentativa de retirar as demais vítimas.

Uma mãe e uma filha foram resgatadas antes das 7h e atendidas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A criança morta foi retirada por volta das 7h30 dos escombros.

O desabamento ocorreu por volta das 6h.

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

P U B L I C I D A D E

CIDADES

Prefeito apresenta esquema especial do Festival Virada Salvador

Publicado

em

Faltam apenas dois dias para a maior festa de virada de ano gratuita do país, promovida na primeira capital do Brasil, e o esquema de serviços municipais para o Festival Virada Salvador 2018 já está completamente montado pela Prefeitura. Os detalhes foram apresentados nesta terça-feira (28), na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito ACM Neto e o vice, Bruno Reis, acompanhados de demais secretários, autoridades e imprensa. Logo depois da coletiva, foi dada a volta inaugural na roda gigante, uma das atrações a serem oferecidas para o público que vai conferir o evento a partir desta quinta (28) até segunda-feira (1º).

O esquema contará com 2,3 mil servidores e colaboradores da Prefeitura e reúne serviços como trânsito, transporte, saúde, proteção ao patrimônio público, ordenamento do comércio ambulante, fiscalização de publicidade e limpeza, dentre outros. A abertura dos portões acontecerá sempre a partir das 16h, exceto no dia 1º, que será às 15h.

A mudança de local da festa da virada soteropolitana – do Comércio para a Boca do Rio – foi feita com o intuito de dar mais conforto ao público. A expectativa da Prefeitura é de bater o recorde dos anos anteriores, quando reuniu cerca de 1,5 milhão de pessoas em cinco dias de evento. “Temos um espaço que comporta mais de 500 mil pessoas por dia e o mais importante: todos os que entrarem aqui vão passar por uma revista para que todos possam curtir com segurança. Também temos feito apelo para que todos cheguem mais cedo, afinal de contas a orla já é um local de grande tráfego, e priorizem o transporte público”, completou ACM Neto.

Além da Ambev, através da marca Brahma Extra, o Festival Virada Salvador ganhou mais um patrocinador. “Tivemos essa boa notícia de que a Caixa Econômica Federal também apoiará não apenas o Réveillon, mas todo o calendário de eventos da cidade. Com isso, mais da metade dos custos com a festa serão pagos pela iniciativa privada, através do que a Prefeitura está captando com os patrocínios. Isso facilita a administração municipal ampliar ainda mais a estrutura dessa festa e traz um retorno imenso para a cidade, principalmente para o setor de turismo e eventos”, afirmou o prefeito.

 

Tribuna da Bahia

Continuar Lendo

CIDADES

Pelourinho ganha Feira Agroecológica a partir desta quinta-feira

Publicado

em

Produtos da agricultura familiar, como hortaliças, frutas, legumes, verduras, mudas de plantas, sequilhos, doces em compotas e artesanato, além de rodas de conversa e até baianas de acarajé, vão compor a 1ª Feira Agroecológica do Pelourinho, que acontece a partir desta quinta-feira (9), das 9 às 16h, na Praça das Artes. O evento tem entrada gratuita e a ideia é que ocorra todas as quintas de cada mês. O projeto leva o nome de ‘Feira Agroecológica Nkaanda’, que significa família, nas línguas kimbundu e kikoongo, de origem bantu.

A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), em parceria com a Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), Associação Sol Nascente, Awá Ações Afirmativas e a Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).

[pro_ad_display_adzone id=”76096″]

 

A Praça das Artes tem entrada pela Rua Gregório de Mattos (em frente à sede do Olodum) e é administrada pelo Ipac. A ação integra o Programa de Dinamização de Espaços e Museus do instituto, que é responsável pelos principais espaços museológicos de Salvador  e equipamentos como Passeio Público e Palácio da Aclamação, entre outros.

O projeto da feira tem como foco a geração de emprego e renda, divulgar o potencial da agricultura familiar que existe na Bahia e dinamizar ainda mais o Pelourinho e adjacências. “Essa parceria é fundamental para ocupação dos espaços públicos, oferecendo à população um serviço diferenciado como feira agroecológica, artesanato de várias localidades da Bahia, além de lazer e cultura”, afirma o coordenador de Acesso ao Mercado da SDR, Ronaldo Silva.

As rodas de conversa foram criadas para se discutir a importância do projeto para a sociedade, a alimentação saudável, o baixo custo dos produtos da agricultura familiar, entre outros temas. Para a coordenadora de etnodesenvolvimento da Acbantu, Ana Maria Placidino, além da dinamização do espaço, a feira proporciona promoção, divulgação e acesso ao mercado.

[pro_ad_display_adzone id=”76063″]

Segundo ela, “o diferencial da feira é que os produtos são da agricultura familiar e, sem o uso de qualquer tipo agrotóxico no processo de plantação, o que torna os alimentos muito mais saudáveis”. Na Bahia, os agricultores familiares cultivam 90% da mandioca plantada no estado. Cada região tem sua particularidade. A Bahia é o estado com maior número de estabelecimentos de agricultura familiar de todo o País (15,2% do total) de acordo com dados da Secretária de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Continuar Lendo

CIDADES

Pelourinho Dia e Noite leva cardápio especial para Domingo Gastronômico, no Centro Histórico

Publicado

em

Dezenove estabelecimentos — entre restaurantes, sorveterias e cafés —, do Pelourinho e do Largo do São Francisco abrirão as portas neste domingo (08), a partir das 11h, para a primeira edição do Domingo Gastronômico – Culinária Baiana Original com Arte. A ação compõe o Pelourinho Dia e Noite, promovido pela Prefeitura de Salvador e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Se cult), por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico.

 

A iniciativa promove a criação de cardápios a partir de receitas descritas no livro “Arte Culinária na Bahia”, de 1916, de Manuel Querino, e visa reafirmar aspectos marcantes da culinária baiana.

 

“Associamos a tradição da culinária baiana às expressões artísticas da nossa cultura para entreter e oferecer uma nova experiência aos soteropolitanos e turistas que visitarem o Centro Histórico”, afirma o gestor da Secult, Claudio Tinoco.

 

Os cardápios — entrada, prato principal e sobremesa — possuem preços de no máximo R$ 50,00. Entre os pratos oferecidos estarão galinha ao molho pardo e sarapatel de carneiro; caldinho de feijão e feijoada completa; bolas de inhame com feijão de leite e xinxim de galinha; angú encubado; arroaz de Hauçá, efó; polenta de milho e peixe com pirão e legumes; moqueca de peixe e de ovos; bolinho de aipim com queijo qualho; mini acarajés e moqueca de camarão.

 

Arte – A partir das 12h30, as experiências gastronômicas vão ser harmonizadas com pequenas cenas de dramaturgia, criadas pela escritora e dramaturga Aninha Franco. As encenações vão ser realizadas em diversos restaurantes participantes da ação e terão à frente da direção Rita Assemany.

 

Os atores Carlos Betão, Amos Heber, Bruno Roma, Dino Brasil, Diogo Teixeira e Zé Carlos interpretarão, em cenas curtas, diversos personagens da cultura baiana, a exemplo do poeta Gregório de Mattos, o babalorixá Joãozinho da Goméia, o político Cosme de Farias ou os rebeldes Lucas Dantas e Manuel Faustino, da Sedição dos Alfaiates.

[pro_ad_display_adzone id=”76096″]

 

A intérprete Wil Carvalho cantará, no Cuco Bistrô, “Composições Receitas”, um gênero criado pelo sambista Batatinha para a Feijoada, e repetido por muitos compositores.

 

No mesmo dia, também serão realizadas atrações para o público infantil e a Feira de Artes e Encantos do Sagrado, no Montepio do Artistas, no Largo do São Francisco. Serão expostas obras originais de 25 artesãos baianos.

 

Além disso, haverá a abertura à visitação do sobrado que abriga, desde 1883, a Sociedade Protetora dos Desvalidos, fundada em 1827 por um grupo de 19 homens negros livres e que tinha como propósito angariar e poupar recursos financeiros de seus associados para comprar alforrias.

 

Lista de estabelecimentos participantes – CGC Café Gourmet, Cuco Bistrô, Villa Bahia, Axégo, Dona Chika-Ká, Odoyá, Cantina da Lua, Ponto do Vital, Café Conosco, Uauá, Maria Mata Mouro, Romã, Sorriso de Dadá, Alaíde do Feijão, Coliseu, La Porte, Marrom Marfim, Cravinho, Pão Pelô, A Cubana.

[pro_ad_display_adzone id=”76063″]

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho