Saúde: Palmares recebe PSF totalmente reformado e funcionando, o padrão deverá servir para todo o município - Página Simões Filho
Conecte conosco

Destaque

Saúde: Palmares recebe PSF totalmente reformado e funcionando, o padrão deverá servir para todo o município

Publicado

em

A comunidade de Palmares recebeu no último fim de semana uma notícia muito importante, O Posto de Saúde Familiar(PSF) está reformado e em pleno funcionamento.

A Unidade está com consultórios novos e climatizados, farmácia climatizada, sala de enfermagem climatizada, sala para vacinação, recepção e escala de atendimento com médicos para toda a semana. Após colocar o hospital municipal “nos trilhos”, o Secretário de saúde Dr. Alfredo Assis, prometeu dispensar atenção total a todos os postos do município para que os mesmos estejam nas mesmas condições de funcionamento apresentadas no posto de Palmares.

PSF de Palmares em Simões Filho BA (1)Com a entrega do PSF para aquela comunidade, o secretário Alfredo Assis mostra o empenho que ele e sua equipe estão tendo para levar o município de Simões Filho ao patamar de exemplo para todo o estado da Bahia nesta área. Falando ao Página Simões Filho, o Secretário fez questão de enfatizar que o sistema de saúde do município é custeado em praticamente 100% pelo município, e que manter o nível de atendimento alcançado nos últimos meses a partir da reinauguração do “Anexo” é um dos maiores desafios de sua gestão.  O secretário disse ainda que as melhorias do sistema de saúde municipal apresentadas até agora, são parte de uma grande transformação neste setor e que essa transformação deve ser executada de forma que funcione continuamente e não por alguns meses.

PSF de Palmares em Simões Filho BA (2)

Falando sobre a Unidade de Pronto Atendimento(UPA) no bairro CIA 1, Dr. Alfredo ratificou as declarações do prefeito Eduardo

Alencar de que no mês de setembro deste anos, a mesma será inaugurada e que a demora se dá por uma série de razões: liberação de verbas federais, compra e recebimento de equipamentos, contratação de pessoal além da adequação para custeio mensal da mesma, que será superior a 800 mil reais/mês, bem acima dos repasses do Governo Federal que será de aproximadamente 170 mil/mês, ficando o município, encarregado de arcar com o restante.

PSF de Palmares em Simões Filho BA (3)

“Não adianta inaugurar a UPA para funcionar por apenas alguns meses, temos que inaugurar e manter ela funcionando sempre e isso a gente vai conseguir. Existem vários exemplos de unidades como a UPA do CIA 1 que começaram a funcionar e fecharam as portas ou estão com atendimento comprometido por falta de planejamento e de condições financeiras dos municípios, e isto nós não queremos para Simões Filho. Vamos colocar a nossa UPA pra funcionar de verdade.” Foi o que garantiu Dr. Alfredo Assis.

Comunidade organizada é comunidade vencedora. As manifestações dos moradores de Palmares, que aconteceram nas últimas semanas pedindo melhores condições de saúde e educação para aquele bairro, foram feitas de forma ordeira e democrática e os secretários da Saúde Dr. Alfredo Assis e da Educação Verônica Anatólio, com o aval do prefeito Eduardo Alencar, se prontificaram a atender aquela comunidade dentro das possibilidade disponíveis ao município.

Uma equipe da secretaria de educação também está efetuado uma série de estudos e planejando ações para serem aplicadas às escolas do bairro.