Sessão marca abertura oficial dos trabalhos legislativos de 2019 na Câmara de Simões Filho - Página Simões Filho
Conecte conosco

Vereadores

Sessão marca abertura oficial dos trabalhos legislativos de 2019 na Câmara de Simões Filho

Publicado

em

A Câmara Municipal de Simões Filho realizou nesta terça-feira, dia 19 de fevereiro, a Sessão Solene que marca a abertura oficial dos trabalhos legislativos do 3º Ano do 3º período da 14º Legislatura para o biênio 2019/2020. A sessão foi conduzida pelo Presidente da Casa, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que abriu a Sessão.

A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Diógenes Tolentino de Oliveira (Dinha), que estava acompanhado da primeira-dama do município e deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), o vice-prefeito Sid Serra e os demais vereadores, secretários municipais, lideranças e população em geral que ocupou às galerias do plenário.

Logo após a palavra inicial que abriu os trabalhos, o pastor Oziel Bispo dos Santos, representante da Igreja do Evangelho Quadrangular, ministrou uma breve palavra à luz da Bíblia Sagrada com momento de oração. Em seguida, as autoridades e o público acompanharam a execução do Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município de Simões Filho.

Logo após, o presidente Orlando de Amadeu passou a palavra para o prefeito Diógenes Tolentino, que iniciou sua mensagem pontuando a satisfação de retornar à Casa Legislativa após dois anos de governo para cumprir o dever de apresentar aos parlamentares uma prestação de contas do que foi realizado pelo governo até o atual momento e o que pretende realizar no ano de 2019.

Perspectivas para 2019

Durante a tradicional mensagem do Executivo à Casa Legislativa, o prefeito Dinha desejou sucesso nos trabalhos, fez um balanço dos dois anos de governo, destacou os resultados positivos dos primeiros anos de sua segunda gestão, pontuando algumas ações de grande alcance social, desenvolvidas em favor da população e apresentou ações e perspectivas de gestão previstas para o ano de 2019.

Na mesma mensagem, o prefeito Dinha discorreu sobre o atual cenário econômico de Simões Filho ao citar a dívida do município que chegou a R$ 330 milhões, mas destacou o empenho da gestão para reduzir o montante em R$ 215 milhões. O gestor destacou ainda ações cruciais para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento econômico e social do município, com as inúmeras intervenções realizadas na cidade e explanou sobre a forma de governo exercida pela atual gestão.

Entre as ações elencadas, a gestão Dinha priorizou investimentos em infraestrutura com obras de requalificação e restauração de praças públicas, espaços de convivência, pavimentação e requalificação asfáltica em diversos pontos da cidade, no bairro do Engenho Novo, entrega de 27 carros e ônibus, semáforos novos no município, quadras poliesportivas pela cidade. Na Saúde, foram entregues duas ambulâncias do Samu. Na educação, a reforma e requalificação do novo colégio Padre Luiz Palmeira e a Escola Municipal Enock Pimentel. Em políticas públicas em defesa da mulher, citou a implantação do Centro de Referência da Mulher, fruto de indicação à época da ex-vereadora Kátia Oliveira, atualmente deputada estadual, que será inaugurado em março deste ano. Em Mapele, enumerou a requalificação e reforma na praça e quadra poliesportiva, na Rua do Sabão e entrega da Fundação Crê, entre outras ações previstas pelo Executivo para os próximos anos.

Dinha agradeceu mais uma vez o apoio recebido de todos os 19 vereadores nestes dois anos de gestão, ressaltando a importância da relação harmoniosa entre os poderes Executivo e Legislativo e reconheceu o trabalho de seu secretariado, reforçando a missão da gestão pública na garantia de direitos importantes em defesa dos interesses do município e do povo de Simões Filho. “Que Deus me dê sabedoria e a todos os secretários para que possam dar o seu melhor e que a cidade avance. É esse trabalho que a gente tem feito e vamos fazer. Aqui tem um homem que tem um coração cheio de vontade para fazer de Simões Filho uma Boa Terra, de Boa Gente”, finalizou Dinha.

Parceria e harmonia entre o Executivo e Legislativo

Em sua saudação, o presidente da Casa, Orlando de Amadeu, desejou boas vindas aos colegas vereadores e a todos os presentes: “É com grande felicidade que estamos aqui reunidos para a abertura dos trabalhos legislativos. Quero reafirmar o compromisso da Casa Legislativa na apreciação e aprovação de projetos de interesse do povo de Simões Filho”, reforçou Orlando.

O presidente explicou que o ano de 2019 deverá ser um ano de realizações e concretizações, porém de desafios para o município. “O ano de 2019 será um ano de decisões e de realizações  para o futuro de Simões Filho”, disse.

Orlando saudou e agradeceu o prefeito Dinha e reforçou somar esforços para fortalecer a parceria e a harmonia entre o Legislativo e Executivo para proporcionar grandes benefícios aos cidadãos. “A Câmara tem o papel de interlocutor, de ser uma ponte entre o prefeito e a sociedade”, observou o presidente.

Na sequência, o presidente da Casa franqueou a palavra aos líderes de governo e de oposição que proferiram discursos na tribuna como representantes das respectivas bancadas. O vereador Sandro Moreira (PSL), foi o primeiro usar a tribuna, destacando o papel da oposição de apontar os problemas, fiscalizar a gestão pública e buscar a aprovação de leis que resolvam os problemas da cidade. “Nós exercemos o nosso papel democrático o qual foi outorgado pelo povo de fiscalizar a gestão, dizendo o que precisa ser feito para fazer o melhor por Simões Filho”, pontuou Sandro.

Em seguida, o líder do governo, vereador Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), elogiou a gestão do prefeito Dinha nesses primeiros anos de governo e pelo bom trabalho que está sendo feito na cidade e disse que estará lutando por tudo que for melhor para a população. “Ser líder vai ser uma tarefa fácil, com vereadores comprometidos com a cidade e com os que os elegeram. Essa casa busca sempre trabalhar em prol do povo de Simões Filho”, disse Neco.

Na tribuna, a deputada Kátia Oliveira lembrou de sua passagem quando vereadora e enalteceu o vereador Luciano Almeida que assume a titularidade do mandato para dar continuidade ao legado deixado por Kátia. “Luciano vai continuar fazendo o que gosta, ajudando e defendendo os direitos das pessoas, principalmente das mulheres”, afirma Kátia, que agradeceu ao presidente Orlando pela condução na gestão da casa.

A Sessão Solene foi encerrada pelo presidente do Legislativo que fez agradecimentos e disse que a Câmara está de portas abertas para oferecer o melhor e colocar a cidade e o povo de Simões Filho em primeiro lugar.

Pelo Legislativo Estadual, a deputada disse que a população de Simões Filho terá uma representante na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para levar as demandas do município ao governo do Estado. “Serei uma voz em defesa do povo de Simões Filho para que tenhamos uma cidade que o povo merece”, afirma Kátia.

Com o retorno dos trabalhos legislativos, às Sessões Ordinárias acontecem às terças-feiras,  às 17h, em horário regimental, mas a Mesa Diretora lançou uma enquete para mudança de horário das Sessões e a partir do resultado da consulta popular pretende apresentar uma Projeto de Resolução neste sentido para apreciação e votação em plenário. Os vereadores estiveram de recesso entre dezembro e janeiro. Após período de recesso das Sessões Ordinárias na Câmara Municipal, os parlamentares voltam a partir de hoje a atividade plena no expediente do Legislativo. A próxima Sessão está marcada para o próximo dia 26 de fevereiro.

A população pode se conectar diretamente no Portal da Câmara (www.camarasimoesfilho.ba.gov.br) e acompanhar a transmissão das sessões da Câmara ao vivo pelo Facebook e YouTube para ficar por dentro e bem informado sobre os trabalhos legislativos da casa.

Optimized with PageSpeed Ninja