Conecte conosco

Saúde

Saúde de Simões Filho é destaque em Fórum sobre Rede Cegonha

Publicado

em

ILUMINAÇÃO DE LED – INSTITUCIONAL

A Prefeitura de Simões Filho continua avançando e a Secretaria de Saúde tem balanço positivo em Fórum que reuniu representantes da saúde da capital baiana e Região Metropolita para tratar sobre o Programa Rede Cegonha.

O encontro aconteceu na Faculdade Ruy Barbosa e a saúde da cidade foi pauta pela reestruturação e consolidação de projetos/ações que acolhem e humanizam o atendimento, em especial as gestantes, no Sistema Único de Saúde (SUS).

Simões Filho possui maternidade própria, acompanhamento pré-natal e assistência à gestante no período da gravidez, aos primeiros anos de vida do bebê. Nesse sentido, a gerente de Saúde, Alcimara Mariano, apresentou os números de partos realizados em 2016 e 2017, demonstrando um aumento de 25%, o que representa 315 novos partos.

“Graças ao empenho da nova gestão e da equipe do hospital, conseguimos requalificar os serviços de saúde e da maternidade. Voltamos a ser referência em parto na Região Metropolitana. Além disso, passamos a realizar cirurgias pediátricas”, falou Alcimara Mariano.

Entre os avanços na Gerência de Saúde do Hospital Municipal de Simões Filho estão: implantação da sala de vacinação intra-hospitalar, implantação da Unidade Interligada com Cartório de Registro Civil, para o registro imediato dos recém-nascidos, implantação do Teste do Olhinho e da Visita de Vinculação, que possibilita a gestante conhecer as instalações da maternidade do município.

Participaram do evento, representando o município, a Secretária de Saúde, Betânia Pinto, gerente de Saúde do Hospital Municipal, Alcimara Mariano, diretora de Atenção Básica, Iridan Brasileiro, além dos apoiadores institucionais.

 

Jornalista DRT/MTB nº 4584/BA - Atualmente é editor dos sites Tudo é política e Página Simões Filho. Tem formação em contabilidade e experiência como Instrutor profissional nas áreas de designer gráfico e programação para web.

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E
Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

CIDADES

Colorrida lança loja no Salvador Norte Shopping

Publicado

em

ILUMINAÇÃO DE LED – INSTITUCIONAL

Já estão abertas as inscrições para a Colorrida, a 1ª Corrida Colorida de Combate ao Câncer Infantil, em prol da ACCI – Simões Filho e neste sábado (3), aconteceu a inauguração oficial da Loja da Colorrida, no Salvador Norte Shopping.

A loja é o maior ponto de vendas do evento e funciona em horário comercial do shopping. Durante o ato de abertura, que contou contou com a participação do prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, Vice-prefeito, Sid Serra e do secretário de governo Edson Kipão, a palavra que se destacou foi gratidão.

“O nosso trabalho envolve o atendimento de toda a família. Assistimos às crianças, mas também olhamos e damos total suporte aos pais, que muitas vezes não tem o que comer e não possuem estrutura adequada para suprir as próprias necessidades e as dos seus filhos. Então, fica registrado a nossa gratidão, que para nós é palavra de lei”, declarou Sérgio Lima, presidente da ACCI.

A Colorrida é um evento beneficente e a renda adquirida com a venda do kit (camisa, viseira, tinta em pó Zim (lavável e não tóxica) e pulseira de acesso), será revertida para a construção da sede da instituição.

“Apesar d

 

o nome Colorrida, o evento não se trata de uma corrida, propriamente dita. Será um espaço também aberto para caminhadas e prática de atividades. Um dia de entretenimento ao céu aberto pra toda a família”, pontuou Ramon Cerqueira, idealizador da marca Colorrida.

A corrida é considerada um ato de amor ao próximo e conta com o apoio da prefeitura de Simões Filho, Salvador Norte Shopping e Rede Bahia.

“Fico feliz e agradeço a Deus por poder participar de um evento tão nobre. A ACCI é uma instituição séria do nosso município e representa a esperança e a vida. É a mão que ampara, a mão amiga para tantas famílias que passam por situações difíceis e nós não poderíamos ficar de fora. Não poderíamos deixar de apoiar esse ato de amor ao próximo”, pontuou Dinha, Prefeito de Simões Filho.

Para mais informações sobre a instituição, a Colorrida e como você pode ajudar as atividades desenvolvidas acesse: www.colorrida.com.br, redes sociais (Instagram e Facebook) @acci / @colorrida ou pelos números (71) 3298 4995, 98138 3118, 98651 8536.

Continuar Lendo

Saúde

Gestantes visitam maternidade de Simões Filho

Publicado

em

ILUMINAÇÃO DE LED – INSTITUCIONAL

Durante visita, as mamães tiraram dúvidas e ganharam um kit para ajudar a compor o enxoval do bebê

Gestantes que fazem pré-natal nas unidades de saúde de Simões Filho puderam conhecer a Maternidade Municipal, na manhã desta segunda-feira (29). Uma equipe multidisciplinar recebeu as futuras mamães, mostrou os espaços, tirou dúvidas e apresentou o corpo clínico. A iniciativa foi da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Conhecido como “Visita de Vinculação”, o encontro é realizado mensalmente e atende uma das orientações da Rede Cegonha. “O processo de vinculação proporciona o acolhimento, permite a realização de atividades coletivas entre gestantes, acompanhantes e profissionais, bem como o reconhecimento da maternidade. Este trabalho contribui para tirar dúvidas sobre o processo de parto e puerpério (pós-parto), além de informar sobre a rotina hospitalar”, explicou Iridan Brasileiro, coordenadora da Atenção Básica do município.

A futura mamãe Ana Cristina Rosa se sente acolhida e parabeniza a ação da Prefeitura.  “Essa visita possibilitou que eu pudesse conhecer mais sobre a maternidade. Os profissionais são excelentes e não deixam nada a desejar. Tiramos nossas dúvidas e tenho certeza que terei um bom parto!”, declara.

No final da visita, a Prefeitura presenteou as gestantes com um kit de higiene para o bebê.

Continuar Lendo

Saúde

Hemoba alerta para doação de sangue antes de vacina contra febre amarela

Publicado

em

ILUMINAÇÃO DE LED – INSTITUCIONAL

Correio Regional – A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), iniciou ação de conscientização para que a população se dirija aos postos de coleta e realize a doação de sangue antes de tomar a vacina contra a febre amarela. Após ser imunizado contra a doença, o voluntário fica impossibilitado de doar sangue por quatro semanas. Na Bahia, a campanha de proteção contra o vírus começa no dia 19 de fevereiro.

A diretora de hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana, explica que este período de interrupção no ciclo de doação é uma medida de segurança. “As pessoas que são vacinadas contra a febre amarela devem permanecer afastadas da doação por 30 dias, a partir da data que tomou a vacina. Por isso, fazemos esse alerta à população para que antes de vacinar compareça ao serviço de doação de sangue A interrupção na doação é para evitar qualquer risco que possa ocorrer de transmissão da infecção por via transfusional”.
Além da restrição para quem irá tomar a vacina contra a febre amarela, a Hemoba costuma registrar uma baixa no estoque de bolsas de sangue neste período do ano, por conta da proximidade do Carnaval e de outros festejos populares. Somente o Hemocentro Central, que fica em Salvador, tem a necessidade diária de captação de 250 bolsas de sangue para que o estoque alcance um número satisfatório para atender à demanda da população. Entretanto, a fundação está captando apenas cerca de 150 bolsas diariamente.
“Nesse período de festas populares, a gente experimenta uma redução do número de doações. É uma redução natural porque as pessoas estão em férias, viajando e, por isso, fazemos esse alerta para a restrição do número de doadores. Antes das festas e da vacinação, compareça aos postos da Hemoba e faça a sua doação”, destaca Iraildes.
Doação regular
O fisioterapeuta Fernando Rodrigues é doador regular e aprendeu com o pai sobre a importância da doação. Ele começou a doar aos 18 anos e comparece ao Hemoba a cada dois meses para fazer a coleta. “Agora, com 36 anos, continuo doando sangue e plaquetas regularmente. Esse é um ato que leva apenas alguns minutos do nosso dia e, com certeza, vai ajudar um número grande de pessoas”.
O diretor de coleta da Hemoba, Marcelo Matos, lembra que qualquer pessoa entre 16 e 69 anos pode comparecer aos postos de coleta e realizar a doação. Ele ainda explica que o procedimento é bastante simples. “O voluntário chegará ao hemocentro e levará em média 40 minutos, incluindo a triagem e o ato de doação em si e alguns minutos de repouso. Pedimos à população que venha participar com a gente dessa missão que é salvar vidas. Vamos doar sangue antes de cair na folia”.
Além de Salvador, mais 21 municípios da Bahia estão aptos a receber a doação de sangue. A lista completa com os pontos e horários de coleta pode ser consultada no site da Fundação Hemoba.
Repórter: Jairo Gonçalves

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho