Conecte conosco

CIDADES

SIMÕES FILHO ESTEVE REPRESENTADA NO PRIMEIRO DIA DO 6º ENCONTRO DE PREFEITOS DA BAHIA

Publicado

em

Simões Filho tá Mudando
 

Foi aberto na manhã desta sexta-feira (16) pela a União dos Municípios da Bahia (UPB) a sexta edição do Encontro de Prefeitos, que ocorre até este sábado 17, no Senai Cimatec em Salvador.

O evento que propõe debater assuntos relacionados às prefeituras baianas como a queda da arrecadação e os desafios das gestões públicas também aborda o tema “municípios inteligentes”, com soluções em tecnologia para facilitar o atendimento das prefeituras ao cidadão. A solenidade de abertura contou com a presença do governador Rui Costa, de parlamentares baianos e prefeitos de mais de 328 municípios do estado.

Simões Filho esteve representada pelo secretário de desenvolvimento econômico, Djalma Machado, que falou com exclusividade ao Página Simões Filho.

Este ano, o tema do encontro é “Municípios Inteligentes”, colocando a tecnologia como aliada da administração das cidades. “É um momento oportuno para os prefeitos se alinharem, discutirem grandes temas e também se projetarem para um momento muito difícil, que é um ano de crise.

“Esse encontro é de grande importância pois propõe discussões sobre  Municípios Inteligentes, que coloca a tecnologia como aliada da administração e também é um momento para os prefeitos se alinharem, discutirem grandes temas e se prepararem para momentos de crise semelhante ao que estamos passando.” Pontou Djalma Machado

De acordo com o presidente da UPB, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, a união dos prefeitos no momento de crise tem fortalecido a luta na busca de várias conquistas.

Eures Ribeiro citou a decisão do Tribunal de Contas dos Municípios em retirar os programas federais do cálculo do índice de pessoal.

“Se outros estados já praticam é importante que a Bahia também tenha esse entendimento”.

Eures aproveitou a presença do governador Rui Costa para afirmar que os municípios têm uma pauta estadual e pediu o apoio do executivo estadual para o repasse dos royalties do petróleo aos municípios.

“Os prefeitos da Bahia sonham em fazer uma comissão e discutir com o senhor. Porque justiça seja feita, os royalties que vem para Bahia 25% é dos municípios e nunca, nenhum governador, repassou”.

Eures também ressaltou a mudança no formato do encontro que bateu recorde de participação dos prefeitos.

Durante a abertura foi assinado um termo de parceria entre a UPB e o Governo do Estado da Bahia para o compartilhamento de dados referentes ao recolhimento de tributos, entre eles o Imposto Sobre Serviço (ISS).

Bastante aguardada, a fala do governador Rui Costa foi de solidariedade aos municípios.

“Ao longo de décadas dividimos municípios, dividindo receitas demasiadamente e duplicando despesas”, disse Rui.

Ele também se comprometeu em estudar uma forma de repassar os royalties devidos aos municípios.

“Tenho que projetar minhas contas pagas e analisadas, até porque esse é último ano de governo, mas assim que puder vou sentar com a UPB, evidente que dentro do marco legal e das possibilidades financeiras, a gente ajustar isso, como tenho feito com todas as outras ações”, sentenciou.

O governador Rui Costa anunciou ainda a intenção de conveniar com as prefeituras a criação de colégios militares municipais e reforçou que o “o municipalismo não é uma estratégia de retórica, mas uma estratégia de governo. O que dá capilaridade as políticas públicas para quem chega na ponta são os municípios, são os prefeitos”.

Dos senadores presentes ao encontro, o senador Otto Alencar falou da necessidade de rever a legislação brasileira para que municípios com perda de arrecadação e oscilação nas transferências voluntárias não sejam penalizados por não conseguirem cumprir o índice de gasto com pessoal. “A realidade nossa é trabalhar para pautar o que é de interesse dos municípios”. Já a senadora Lídice da Mata ressaltou o empenho do Congresso Nacional em iniciativas que mudam a participação da União no financiamento de programas como o Fundeb, o fundo da educação básica. “Para garantir que saia do que é hoje, entorno de 10%, para em seis anos alcançarmos 50% do financiamento por parte da União”.

A má distribuição das riquezas, que penaliza os municípios brasileiros, foi classificada como “uma injustiça fiscal” pelo presidente da Confederação Nacional de Município (CNM), Glademir Aroldi. Ele alegou que a União criou diversas contribuições desde a Constituição de 1988, cujo volume de recurso se iguala ao da arrecadação dos impostos, porém sem repartir com os municípios. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Ângelo Coronel, ressaltou a falta de recursos para honrar os compromissos assumidos pelos municípios. “O repasse federal não vem atendendo a realidade das prefeituras brasileiras”. Em consonância, o ex-governador e secretário de desenvolvimento econômico do estado, Jaques Wagner, concluiu: “a porta do prefeito é a primeira que o munícipe recorre e nessa quadra de dificuldade financeira e queda de arrecadação, sem dúvida alguma, são heróis aqueles que se dispõem a dirigir suas cidades”.

Diante das dificuldades, o prefeito de Feira de Santana e ex-presidente da UPB, José Ronaldo, deixou uma mensagem de otimismo aos colegas. “A todos os prefeitos a luta é diária e constante, mas a competência, seriedade e a honestidade com que vocês dirigem os municípios, serão sempre permanente e cheia de vitórias na defesa dos municípios baianos”.

Durante o encontro será lançada a etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Na abertura, o presidente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, reforçou a importância da iniciativa para melhorar a arrecadação municipal. “Nosso esforço é ampliar a implementação da Lei Geral nos municípios para fazer com que o incentivo possa ser dado ao micro e pequeno empreendedor, refletindo nos municípios em um aumento real da arrecadação”, reforçou.

Estão entre os parceiros e patrocinadores do evento: o Governo do Estado da Bahia, Sebrae,  Bradesco, Conishi, E&L Sistema, Use Telecom, Grupo Dias, IEL/FIEB, Safety Service, Balões.com, Pi Contabilidade, Nutricash e o apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Desenbahia, EGBA, Embasa, Unicef, Agersa e Bahiagás.

 

P U B L I C I D A D E

CIDADES

Prefeito de Simões Filho visita obras

Publicado

em

Dinha visita obras em pleno domingo

O Prefeito de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), Dinha Tolentino, visita obras e dialoga com a comunidade sobre melhorias e intervenções.

Entre as localidades visitadas pelo gestor municipal, estão a Santa Rosa, na BA 093 – Km 1,5 que recebe intervenções de drenagem e limpeza do canal, e o bairro Eucalipto, onde foi iniciada a construção de uma Unidade de Básica da Família (UBS).

“Mesmo diante da crise econômica, estamos seguindo, executando o cronograma de atividades do nosso município que beneficia toda população. Essas intervenções atendem a uma necessidade e pedido do nosso povo. A nossa administração é participativa e é desse modo, que estamos mudando a realidade da nossa amada Simões Filho”, destacou Dinha. 

O Prefeito esteve ainda em Mapele, verificando de perto as intervenções de requalificação da Quadra Poliesportiva e em Cotegipe, conversando com a comunidade. Logo depois visitou a Praça da Bíblia que já se prepara para receber a Vila Natalina. “No ano passado preparamos uma linda surpresa para o mês de dezembro, e este ano não será diferente. A Vila Natalina será repetida e as famílias terão mais uma oportunidade de entretenimento, lazer e de reforçar valores como a união”, pontuou.

Continuar Lendo

CIDADES

Serviços de drenagem e desobstrução de canal acontecem em Santa Rosa

Publicado

em

Serviços de drenagem e desobstrução de canal acontecem em Santa Rosa

A Prefeitura de Simões Filho iniciou os serviços de drenagem e desobstrução de canal, na BA 093, KM 1,5, Santa Rosa. A ação visa reduzir os danos às propriedades e do risco de perdas humanas; melhorar o escoamento das águas superficiais; eliminar a presença de águas estagnadas e lamaçais e reduzir os impactos da chuva ao meio ambiente.

O prefeito da cidade, Dinha Tolentino, esteve acompanhando as intervenções, na manha desta sexta-feira (7), afirmando que os serviços são executados com recursos próprios e atendem anseios antigos da população.

“A drenagem não é só uma necessidade, mas uma prioridade. Com a dedicação da equipe envolvida, estamos realizando um grande trabalho e garantiremos o bem estar da população simõesfilhense, que vive ou transita pela localidade e que tanto esperou”, disse o prefeito.

Seu Antônio Silva, 40, morador do bairro, reconheceu a importância da ação da prefeitura. “Vai melhorar e muito a nossa vida. A gente se preocupava quando a chuva vinha e agora vamos ter mais tranquilidade. Só temos a agradecer!”, ressaltou.

O sistema de drenagem faz parte das ações que a gestão municipal tem feito como forma preventiva contra possíveis alagamentos em época de chuvas.

Por ASCOM

Continuar Lendo

CIDADES

Jovem Ambientalista: estudantes recebem certificado da Prefeitura de Simões Filho

Publicado

em

Jovem Ambientalista: estudantes recebem certificado da Prefeitura de Simões Filho

Primeira edição do Programa Jovem Ambientalista finalizada com sucesso! Isso porque,  alunos das escolas Diácono Fernando Brito, Dom Francisco Leite, Maria Quitéria e Perícles Andrade, receberam o certificado de conclusão do curso, junto a ele, o título de Jovem Ambientalista. O ato aconteceu nesta sexta-feira (7), no auditório do Centro Social.

As atividades que deram vida ao projeto iniciaram em agosto/2018, com o objetivo de despertar o olhar crítico, responsável e inovador. Ao todo, 80 estudantes toparam o desafio e que desafio legal. As turmas participaram de diversas atividades desenvolvidas em parcerias com as Secretárias de Cultura, Educação, Comunicação, Procuradoria Jurídica, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Superintendência de Planejamento.

O estudante Evanilson Santos acredita que a mudança começa dentro de cada um. “Desde o início do projeto o meu foco foi entender e aprender como eu poderia contribuir e transformar a minha cidade, principalmente o bairro que eu moro. Nós temos o poder de mudar e transformar o nosso ambiente. Estou muito feliz por ter me tornado um Jovem Ambientalista e, com certeza, sentirei saudades do Projeto”, disse.

Para o vice-prefeito Sid Serra, é mais uma ação que vem para somar na vida dos jovens simõesfilhenses. “Fico muito feliz em ver os nossos alunos empenhados em projetos como esse. Hoje, formamos 80 alunos e a meta para 2019 é triplicar. Esse é o nosso papel, contribuir na formação, objetivando fortalecer os nossos colegiais”, finalizou.

Por SCOM

Continuar Lendo

CIDADES

Prefeitura de Simões Filho realiza ‘Peso do Bolsa’ até 7 de dezembro

Publicado

em

Os atendidos nesta fase são os moradores dos conjuntos habitacionais Palmeiras, Simões Filho I, Simões Filho II, Parque Universitário I, Parque Universitário II, Vida Nova, Recanto do Sol e CIA II

A Prefeitura de Simões Filho realiza o acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família que residem nos  conjuntos habitacionais Palmeiras, Simões Filho I, Simões Filho II, Parque Universitário I, Parque Universitário II, Vida Nova, Recanto do Sol e CIA II. O ‘Peso do Bolsa’ está sendo realizado no Ginásio de Esportes, localizado na Avenida Elmo Serejo Farias – CIA II, das 8h às 14h.

É necessário a apresentação de um documento com foto, cartão SUS e o cartão do Bolsa Família ou número do NIS. Devem ser pesadas crianças de até 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes.

O objetivo é realizar o acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários do Bolsa Família, um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício, que  precisa ser cumprido duas vezes por ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre de cada ano.

Continuar Lendo

Simões Filho

Encostas e contenções são construídas preventivamente pela Prefeitura de Simões Filho

Publicado

em

Pensando em promover mais segurança e tranquilidade para a população de Simões Filho, a Prefeitura Municipal vem realizando obras de contenções e encostas, em diversos bairros da cidade, como KM 30 (Lavandeira e Tiro Seguro), Cristo Rei (João Marques e da Misericórdia), Eucalipto (Santa Rita e Alto do Eucalipto), CIA II (Via Universitária) e Ponto Parada (Tijuca, Baixa da Jaqueira, Caixa da Água e Topázio).

O coordenador da Defesa Civil, Valdemir Oliveira (Dedeu), lembrou a população da importância de procurar o órgão para que haja acompanhamento e tomada de medidas de prevenção à vida.

É importante lembrar à população, principalmente aqueles que moram em áreas consideradas de risco, que no caso de emergência, entre em contato imediatamente com a Defesa Civil. As equipes estão de prontidão 24H”, disse o coordenador.

Segundo informações obtidas com equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), os córregos, encostas, escadarias e ruas estão recebendo manutenção contínua e que o escoamento das águas da chuva está acontecendo, mas é preciso ficar em alerta.

O lixo é um dos maiores responsáveis pelos alagamentos nas cidades, pois entope bueiros e canalizações, além de causar doenças e perdas materiais. Portanto, colabore não jogando entulho nos córregos e rios, não jogue lixo na rua, nas encostas ou áreas verdes. Em casos de emergência, entre em contato com a Defesa Civil, através dos telefones: 199, 3296-9216 ou 99259-6312.

Por ASCOM/PMSF

Continuar Lendo

Simões Filho

É AGORA! AO VIVO A 70ª Sessão Ordinária do 2º Período do 2º ano da 14ª Legislatura

Publicado

em

Acompanhe o trabalho do vereador que você votou para lhe representar na casa do povo.

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho