Conecte conosco

CIDADES

SIMÕES FILHO PODE TER TRÊS DEPUTADOS DA CIDADE – UMA POSSIBILIDADE, UMA ÚNICA OPORTUNIDADE

Publicado

em

SIMÕES FILHO PODE TER TRÊS DEPUTADOS DA CIDADE – UMA POSSIBILIDADE, UMA ÚNICA OPORTUNIDADE

Simões Filho é uma das mais importantes cidades da Região Metropolitana de Salvador. Mesmo assim, carrega a triste história de nunca ter colocado na Assembleia Legislativa, um deputado da terra.

A cada quatro anos, ouvimos sempre a mesma ladainha da importância de elegermos um deputado da cidade.

No entanto, a guerra pelo poder que predomina entre os dois principais grupos políticos da cidade, provoca um sentimento nocivo para o desenvolvimento do município, pois cada um “acredita ser o mais valente, na luta do rochedo com o mar”, parafraseando Caetano Veloso em “É HOJE”.

Viveremos tempos muito difíceis nos próximos 10 anos, seja qual for os presidentes eleitos a partir de 2018.

Dizem alguns, que política é como nuvem. Isso é dito na tentativa de ilustrar mudanças que acontecem a todo momento nas negociações de apoio político e partidários assumidos em períodos que antecedem campanhas eleitorais.

Mas se avaliarmos com mais cuidado, essa frase pode significar a confirmação de que a palavra dada por um político a outro, só terá valor mediante tratativas que quase sempre visam benefícios próprios e não coletivos.

O título dessa postagem pode parecer estranho a muitos, absurdo a outros tantos e impossível a centenas de outros.

No entanto, se fosse deixado de lado o sentimento de querer ser o mais valente, se prevalecesse inteligência política estratégica dentro de, pelo menos, um dos grupos ao invés de meros palpiteiros, os debates poderiam ser direcionados para uma linha de discussões que permitissem aos eleitores a compreensão da importância da formação de uma bancada de deputados da cidade e não a eleição de um único nome, o qual, certamente, não terá, dependendo do eleito, a força necessária para lutar por melhorias para Simões Filho, será este, tal qual o presidente impostor – Michel Temer, apenas um deputado decorativo.

Três nomes estão apresentados para a disputa: pelo grupo Dinha, a vereadora Kátia Tolentino, salvo mudanças climáticas; o ex-prefeito Eduardo Alencar, que deverá concorrer sub judice e o ex-secretário de transportes, Denyson Santana que ao contrário do que muitos acreditam, será sim, candidato.

Entendendo que mesmo sub judice, o ex-prefeito Eduardo Alencar deverá ser eleito, por conta a força política no estado do seu irmão Otto Alencar, poderemos concluir que o mesmo não precisará ter número expressivo de votos em Simões Filho.

A vereadora Katia tem a simpatia de grande parte do grupo Dinha, mas precisa conquistar um bom número de votos no município e buscar um complemente, em outras cidades para garantir sua eleição.

Ocorre que o esforço de muitos palpiteiros aliados do prefeito Dinha, entendem que precisam por em prática um embate direto e uma desconstrução das candidaturas de Denyson Santana e Eduardo Alencar.

Denyson Santana poderia ser visto como um aliado não declarado, na guerra contra o principal adversário do grupo, que é, exatamente, o ex-prefeito Eduardo Alencar.

Tentar desconstruir, ao mesmo tempo, as candidaturas do pré-candidato Denyson Santana e do ex-prefeito Eduardo Alencar, é, claramente, uma estratégia que só tomará tempo e esforços aplicados em vão, pois para muitos, a expectativa não é se Eduardo Alencar será ou não eleito e sim com quantos votos ele será eleito, repito, mesmo sub judice.

Se confirmando essa possibilidade, há quem aposte que Eduardo Alencar será nome forte dentro da assembleia, podendo assumir inclusive, a presidência da casa, o que, num cenário em que a Vereadora Kátia seja também eleita, deverá representar dificuldades para sua atuação como deputada na busca por recursos e melhorias para o município.

Sendo assim, uma “divisão da tropa” para combater dois adversários ao mesmo tempo, poderá resultar numa grande derrota para o grupo Dinha, com consequências que durarão até 2020, ano da busca pela reeleição.

A conclusão dos palpiteiros de que a candidatura de Denyson Santana é mais uma “jogada” do ex-prefeito Alencar é precipitada e típica dos que não conseguem avaliar o “movimento das nuvens”.

O grupo Dinha tem condição sim, de eleger a vereadora Kátia Tolentino, deputada estadual, mas é possível que não acredite que possa fazer algo mais. Bastaria olhar o campo de batalha, de uma colina mais alta do que aquela na qual está instalada o prédio da prefeitura municipal.

É preciso encarar a realidade, o fato de que muitos eleitores não querem votar nem no ex-prefeito Eduardo Alencar e nem na vereadora Kátia Tolentino, se isso é fato, então cabe a pergunta: para quem irão esses votos?

Tudo isso, poderia ser resumido com uma única pergunta: já imaginaram, Simões Filho eleger três deputados de uma única vez?

Simões Filho tem uma possibilidade real e uma oportunidade única para eleger uma bancada de deputados e não um único nome.

Um erro na estratégia, significará a vitória de um único grupo, de um único candidato, o que tiver os melhores soldados, ou o melhor gladiador.

Conclusão: Dinha precisa deixar na sua sala de reuniões estratégicas apenas aqueles que possam lhe ajudar, de verdade, a ver os mapas da atual batalha com mais clareza e frieza, pois as próximas, poderão e deverão ser mais disputadas do que nunca.

 

Simões Filho

Defesa Civil mantém alerta com equipes 24h de plantão

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Simões Filho ampliou o nível de alerta das equipes que atuam nas unidades operacionais da Defesa Civil Municipal e grupo mantém plantão 24h. A medida se faz necessária devido às chuvas que vêm caindo na região. 

Os agentes estão percorrendo diversos pontos do município como forma de prevenção as intercorrências.

Para solicitar a intervenção da Defesa Civil o cidadão pode ligar para o número 190  ou ‪(71) 3296 9216.

Continuar Lendo

Vereadores

Vereadores reforçam investimento na educação com reforma e ampliação da escola Enock Pimentel

Publicado

em

Diante do investimento para a melhoria da infraestrutura das escolas municipais visando a qualidade da rede de ensino, os vereadores participaram na noite de quinta-feira (21), da assinatura da ordem de serviço para início imediato da reforma e ampliação da Escola Municipal Enock Pimentel Tourinho, localizada na comunidade de Ilha de São João. Na oportunidade, os edis acompanharam também, junto com o prefeito Diógenes Tolentino Oliveira (Dinha), a inauguração do Espaço Fitness – Academia ao Ar Livre na localidade.

Da solenidade de assinatura da ordem de serviço, que aconteceu na sede da própria escola, além do prefeito Dinha, participaram do ato o vice-prefeito Sid Serra, a primeira-dama do município e deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), o presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), acompanhado dos vereadores Cleiton Bolly Bolly (SD),  Del (SD), Elimário Lima (PSDB), Erivaldo Canjirana (PSL),  Everton Paim (PSD), Jailson ‘Jajai’ (PP), Luciano Almeida (MDB), Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), Manoel Carteiro (PSB), Nel da Metalúrgica (DEM) e Laécio Valentim (PSB), além de secretários municipais Edson Kipão (Governo) e Reginaldo Braga (Educação), lideranças, alunos que estavam acompanhados de seus pais, diretores, coordenadores, professores e funcionários da escola e a população em geral que reside na comunidade.

O chefe do Poder Executivo salientou a satisfação de viabilizar o início das obras pela pronta execução da reforma para melhorar a infraestrutura da escola, atender com qualidade e eficiência os alunos da rede e oferecer um ensino de qualidade. “Esse é o prêmio mais grandioso para mim porque vejo no semblante de cada jovem e cada professor uma alegria que nos confortam”, descreveu Dinha.

O gestor destacou que a reforma já vinha sendo solicitada pela direção da escola e pelos alunos diante das condições precárias de estrutura inadequada para os professores e alunos. “Mesmo diante do descaso e abandono que ao longo destes 10 anos esta escola se encontrava, não deixou de existir aqui dentro professores comprometidos com a educação, verdade e respeito”, completou.

Em discurso, o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, agradeceu ao prefeito Dinha enfatizando que o gestor tem investido na educação com seriedade. “É uma alegria muito grande em saber que vai ser gasto aqui R$ 1,5 milhão para recuperar esse prédio tão lindo da escola Enock Pimentel. A gente fica muito feliz em saber que o dinheiro está sendo gasto de forma correta, porque está investindo na educação”, ressaltou Orlando que destacou também a entrega da nova praça para a comunidade. “A praça que o povo da Ilha de São João também sonhou se torna realidade”, emendou.

O vereador de oposição, Laécio Valentim (PSB), autor da indicação que solicita melhorias na Escola Enock Pimentel, esteve presente ao lado do prefeito Dinha na assinatura da ordem de serviço para a reforma da unidade de ensino. Na oportunidade, Valentim agradeceu ao prefeito que, após as palavras do edil, reconheceu o empenho e o trabalho dos vereadores da Câmara que dão todo o respaldo necessário para dar continuidade no desenvolvimento de Simões Filho, independente de posições político-partidárias. “O povo está acima de bandeira partidária e de qualquer argumento político e discussão política. O povo está acima de tudo e a bandeira que nós vamos está nas mãos é a bandeira do povo e do respeito”, externou o gestor.

Reforma

Para a construção e ampliação da unidade de ensino, serão investidos R$ 1,4 milhões com recursos próprios do município.

De acordo com a Prefeitura, o projeto de reforma prevê a construção de novas salas de aulas, bloco administrativo, novo refeitório, laboratório de informática, sanitários, biblioteca, quadra poliesportiva com vestiário, salas de música, artes e dança, além de um mini-auditório para reuniões que estará disponível com acessibilidade.  

Sendo assim, a escola será totalmente reformulada e acessível para oferecer uma estrutura adequada que proporcione um ambiente mais agradável aos auxiliares, educadores, coordenadores, professores e alunos com um melhor espaço de ensino, aprendizagem e convivência. 

Inauguração da academia ao ar livre

Além da autorização de obras para reforma da Escola Enock Pimentel Tourinho, o prefeito e os vereadores participaram da entrega do Espaço Fitness – Academia ao Ar Livre aos moradores da Ilha de São João como parte do calendário de inaugurações na cidade. O novo espaço público recebeu manutenção na iluminação pública, parque infantil, paisagismo e está localizado na Praça Balbino Mota, Copa 3.

Continuar Lendo

Prefeito

Prefeito Dinha autoriza reforma da Escola Enock e entrega Academia Espaço Fitness em Ilha de São João

Publicado

em

Em Ilha de São João, distrito da cidade de Simões Filho, o prefeito Dinha Tolentino, assinou a Ordem de Serviço que autoriza o início de reforma e ampliação da Escola Enock Pimentel e, entregou intervenções na Praça Balbino Mota, que recebeu o Espaço Academia Fitness.

Cerca de R$ 1,4 milhões de recursos municipais serão investidos na unidade de ensino, que contempla salas de aula, laboratório de informática, refeitório, bloco administrativo, sanitários e sanitário PNE, biblioteca, quadra poliesportiva com vestiário, salas de música, de artes, de dança e um miniauditório para reuniões e eventos.

Na Praça Balbino, foram instalados equipamentos de ginástica, realizado manutenção do parque infantil e execução do paisagismo. Além de reparo na iluminação pública em todo o bairro. 

“Estamos com intervenções em diversos pontos da cidade e em Ilha não seria diferente. Essas ações contribuem em mais qualidade de vida, bem-estar e dignidade para toda a população. Continuaremos nesse ritmo, investindo e garantindo que a Boa Gente seja sempre prioridade”, disse o gestor.

Continuar Lendo

Simões Filho

Prefeitura em parceria com o SAC promove Projeto Criança Cidadã

Publicado

em

criança cidadã

Simões Filho – Os alunos da Escola Municipal Elaine de Santana, do CIA ll, serão contemplados pelo Projeto Criança Cidadã, nos dias 21 e 22 de março. A ação é uma parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Simões Filho.

“A parceria celebrada com o SAC contribui diretamente para o processo de formação cidadã da criança. Além de simplificar no processo de identificação, afinal, o Registro Geral (RG) pode conter todas as informações cadastrais”, disse Heliene Mota, Superintendente Pedagógica.

O Projeto Criança Cidadã visa incentivar crianças e adolescentes para a emissão da carteira de identidade. No total, 102 alunos participarão da ação. Sendo que serão divididos em dois grupos, de modo que 50 serão atendidos no dia 21 e 52 no dia 22 pela tarde.

O atendimento será exclusivo, voltado aos alunos de até 10 anos de idade, em um ambiente lúdico e para emitir o documento será necessário ter em mãos: certidão de nascimento original, legível e sem rasuras, ou cópia autenticada. Para crianças até 3 anos de idade, será necessário levar uma foto 3×4 com fundo branco.

Continuar Lendo

Últimas do Dia

AO VIVO9 3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 3º PERÍODO DO 3º ANO DA 14ª LEGISLATURA

Publicado

em

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 3º PERÍODO DO 3º ANO DA 14ª LEGISLATURA.

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 3º PERÍODO DO 3º ANO DA 14ª LEGISLATURA.

Publicado por Câmara Municipal de Simões Filho em Terça-feira, 19 de março de 2019

Continuar Lendo

Salvador

INCÊNDIO DESTROI FÁBRICA DE COLCHÕES ORTOBOM, EM VÁLERIA

Equipes do Corpo de Bombeiros, Coelba e PM estão no local

Publicado

em

incêndio na fábrica da ortobom

Um incêndio está destruindo a fábrica de colchões Ortobom no bairro de Valéria, na manha desta terça-feira (19), em Salvador.

A núvem de fumaça escura já é vista a quilômetros de distancia. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), estão no local e estão atuando no combate ao incêndio.

Ainda segundo os bombeiros, os brigadistas do estabelecimento iniciaram o combate, mas, por conter muito material inflamável, as chamas se propagam muito rápido.

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E

AS MAIS LIDAS DA SEMANA

Copyright © 2017 Página Simões Filho