Conecte conosco

Polícia

SSP-BA anuncia novo concurso. Desta vez vai nomear??

Publicado

em

MW Auto Peças 40 Anos

Dentre as novidades anunciadas na manhã de hoje (18) pelo secretário da Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Barbosa, como “metas e estratégias” da pasta para a Copa do Mundo 2014 está a contratação, mediante concurso, de quase 6,5 mil policiais,entre civis e militares. Boa notícia? Pode ser. Afinal, quando o assunto é provisão de cargos mediante processo seletivo na SSP-BA, nem sempre vale o que está escrito. Pelo menos é o que provam os quase 400 investigadores e escrivães aprovados em concurso, diplomados e à espera de nomeação, desde 2009.

Essa a história já rendeu muito pano pra manga e até a criação de uma entidade, a Associação Nomeação Já, formada pelos policiais civis que caíram no conto do concurso em 1997. Isso mesmo: há 14 anos, o Estado vem protelando a solução do caso.  Em 2009, convocada para o curso de formação, a galera pensou que a angústia da espera havia chegado ao fim. Foi mais um engodo.

Verdade que, de vez em quando, o governo faz um agrado. Em junho deste ano, por exemplo, quando do lançamento do projeto Pacto pela Vida, anunciou a convocação de 150 dos diplomados. Outros 380 aguardam um empurrãozinho da Justiça, vez que impetraram mandado de segurança pedindo reconhecimento de seus direitos.
O Estado argumenta que esse concurso é mais uma “herança maldita” do carlismo e deixou que o prazo para contratação escoasse pelo ralo da burocracia.  Não parece pirraça? Mas tem um detalhe: se não havia tempo hábil para a nomeação, por que somente depois de aprovar, convocar e ministrar o curso de formação (custo estimado em R$6 milhões tirados do meu e meu bolso) é que o Executivo se deu conta de que o concurso havia ‘azedado’?  Alguém fez bobagem, pra não usar uma expressão chula.

Com os 103 delegados foi a mesma coisa. E olha que eles fizeram o mimo de batizar a turma do curso de formação com o nome do governador Jaques Wagner. Pouco adiantou: depois de muito choro e ranger de dentes, em setembro de 2009, 41 deles foram nomeados. Os outros, só com mandado de segurança. Mas, agora, o secretário diz que, em 2013 é pra valer. Pois sim. Por medida de precaução, nada de ir dizendo adeus ao emprego quando vir seu nome na lista de aprovados. Espere a nomeação sair no Diário Oficial do Estado. É o que o tempo ensinou aos concursados de 1997.

Bom, tirando o tal concurso, a pirotecnia de sempre. Anúncio de uso da tecnologia de ponta em favor da segurança. Vale lembrar que a Bahia tem um departamento de Polícia Técnica dos mais bem equipados do país. Nem por isso, no estado, o índice de elucidação de homicídios passa de 1%, como avaliou em recente entrevista o professor Carlos Alberto Costa Gomes, coordenador do Observatório de Segurança Pública da Bahia. O aparato tecnológico (se sair do papel obviamente) vai ser ótimo para mostrar em entrevistas coletivas que levarão a imagem de Salvador, cidade-sede da Copa, mundo afora. E quanto aos nossos assaltos em ônibus de todos os dias? E quanto às saidinhas bancárias, arrombamentos de residências e roubos de carros cotidianos? Ah, deixa quieto!

Por Jaciara Santos/falasimoesfilho.com

 

Polícia

Hospital Municipal de Simões Filho é alvo de vandalismo em suposto surto psicótico

Publicado

em

vandalismo no hospital municipal

Um boletim de ocorrência foi registrado na 22ª delegacia de Simões Filho, após a unidade ser alvo de vandalismo. Durante o atendimento médico, o paciente de iniciais E.M.S., de 54 anos, teve um surto psicótico, vindo a quebrar os vidros, janelas e equipamentos do consultório.

Durante a ação, o paciente se feriu e segue internado, com estado clínico estável. Ele foi prontamente atendido pela equipe de plantão, que contava com médicos nas especialidades de clínica médica, ortopedia e cirurgia geral.

A direção da unidade encaminhou todas as imagens para a Polícia Civil, que acompanhará o caso. Após a alta médica, o cidadão terá que ressarcir os cofres públicos pelo dano material provocado ao imóvel.

Com informações da FABAMED

Continuar Lendo

Polícia

POLICIAL É MORTO COM TIRO NA CABEÇA NO BAIRRO DO RESGATE

Publicado

em

POLICIAL É MORTO COM TIRO NA CABEÇA NO BAIRRO DO RESGATE

Do Túdo é Política – Na manhã desta segunda-feira, 19, um policial militar foi baleado na cabeça por um bandido enquanto estava dentro de uma viatura. O crime aconteceu na Rua Silveira Martins, no Resgate, em Salvador.

O caso aconteceu quando a guarnição se aproximava de dois suspeitos para realização de aobrdagem policial. 

Tanto o policial quanto o atirador foram encaminhados ao Hospital Geral Roberto Santos, no entanto, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) o agente acabou não resistindo aos ferimentos. 

De acordo com informações obtidas pelo jornal Bahia Meio Dia, da TV Bahia, o assassino também não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo no centro médico. 

Continuar Lendo

Polícia

MEDIEVAL: Crianças que seriam usadas em ritual contra Covid são resgatadas – VEJA VÍDEO

Publicado

em

Crianças que seriam usadas em ritual contra Covid são resgatadas – VEJA VÍDEO

No Tudo é Política – Na comunidade de Vila do Treme, município de Bragança (PA), crianças que estariam sendo usadas por uma família para um ritual religioso, foram resgatadas. Segundo informações do portal G1, testemunhas disseram que os menores seriam sacrificados no final de uma cerimônia feita para acabar com a pandemia da Covid-19.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram cenas do suposto ritual. Nas imagens, um grupo aparece rezando em volta de crianças, que gritam.

A Polícia Civil foi até o local, na quarta-feira (14). Os agentes civis informaram que três crianças foram resgatadas pelo Conselho Tutelar, e conduzidas a um abrigo.

Ao portal O Liberal, a conselheira Rosa Quemel, que recebeu a denúncia de um morador da comunidade, disse que as equipes experimentaram momentos de tensão.

– Só conseguimos resgatar três crianças na hora do sufoco. Um bebê de 1 ano e três meses era o que mais estava sofrendo com essa situação. A família não queria que a gente tirasse a criança porque estavam fazendo uma espécie de reza. Só que a criança chorava muito de fome e de sede, assim como as outras.

Não foi confirmada a prisão de nenhum dos envolvidos. A polícia informou que o caso será investigado. Depoimentos foram coletados e os envolvidos serão identificados.

Veja vídeo abaixo:

Veja mais postagens no nosso Instagram

Continuar Lendo

AS MAIS LIDAS DA SEMANA