Conecte conosco

Cursos

Você sabe da importância de um organograma nas empresas?

Publicado

em

MW Auto Peças 40 Anos

Assinta este vídeo e leia a matéria abaixo e aprenda um pouco mais sobre o organograma.

 

Temos por Organograma todo diagrama que tem por intenção apresentar graficamente a estrutura organizacional de uma empresa. Nele são demonstrados as funções, a hierarquia e a relação de cada membro em relação à organização, o que facilita a tomada de decisão por parte dos gestores e a comunicação entre os setores e seus respectivos colaboradores. Acredita-se que, o primeiro homem a utilizar deste método para efeitos organizacionais de sua mão de obra foi o norte-americano Daniel C. McCallum em 1856 enquanto administrava ferrovias e, desde então, este tipo de gráfico tornou-se peça chave para a gestão de organizações, uma vez que consegue mostrar todo o esquema funcional e estrutural de uma empresa facilitando a identificação de problemas e as possibilidades de otimização.

Diagrama

Tipos de Organograma

Existem vários tipos de organograma que podem ser utilizados por uma empresa e todos possuem o mesmo objetivo, que é o de facilitar a visualização funcional e estrutural da organização como um todo. Porém, existem algumas diferenças quanto ao esquema utilizado para a modelagem gráfica de um organograma, que pode variar de uma organização para a outra, dependendo da finalidade creditada a este por parte da organização. Toda empresa deve procurar utilizar o tipo de organograma que melhor represente a organização como um todo, para que não haja desvantagens na sua utilização. Podemos dividir os organogramas em dois tipos principais: os tradicionais (elaborados em retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação destes órgãos) e os não tradicionais, que são divididos em outros tipos (barras, setores, radial, lambda, bandeira, organograma linear de responsabilidade, informativo).

Não Tradicionais

Como Montar Um Organograma

Montar um organograma não é algo que seja difícil, porém, um pouco trabalhoso, uma vez que, é necessário ter em

mente todo o esquema funcional e estrutural da organização, ou pelo menos da parte que se quer exibir. Para a montagem de um organograma existem dois passos que podem ser considerados como essenciais. O primeiro passo é a determinação das funções e dos respectivos departamentos para que se possa fazer a definição hierárquica que será representada pelo organograma. O segundo passo é a transferência destes cargos e posições para as caixas que estarão distribuídas verticalmente e que serão interligadas por linhas que irão representar a comunicação entre elas, como podemos ver na figura apresentada abaixo. Neste organograma o presidente ocupa o primeiro nível, os diretores o segundo, os gerentes o terceiro e assim consecutivamente.

Organograma

Conclusão

Toda e qualquer organização pode e deve ter um organograma sempre bem visível e atualizado para esboçar sua estrutura e funcionalidades, afim de promover e garantir um maior controle e organização de sua empresa. Como já sabemos, os organogramas nos permitem trabalhar com total cautela perante o surgimento de problemas, nos dá total mobilidade para soluciona-los, além de conceder uma visão mais completa de todo o processo gerencial, o que possibilita mais viabilidade para a otimização de recursos. Sendo assim, podemos definir este tipo de representação gráfica como uma ferramenta administrativa muito importante e fundamental para todo e qualquer processo gerencial em que se almeje obter ganhos operacionais e estruturais, seja em pequenas, médias ou grandes empresas.

 

 

 

Cursos

Estudantes são selecionados para Curso deEspecialização de Gestão em Saúde

Publicado

em

​Com o apoio da Prefeitura, esta é a primeira Especialização ofertada gratuitamente no município

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Simões Filho divulgou a lista de selecionados para Curso de Especialização de Gestão em Saúde, da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB). No total, 50 estudantes foram convocados.


Com o apoio da Prefeitura, esta é a primeira Especialização, na modalidade à distância, ofertada gratuitamente no município. 

Os selecionados têm até o próximo dia 20 de março para realizar a matrícula. O início das aulas está previsto para o próximo dia 27 de março.


Para efetivar a matrícula, os candidatos devem enviar os documentos exigidos pelo Correio, via Sedex, para o endereço SEAD/Saúde, Rua Rui Barbosa, 710, Campus Universitário, Centro, Cruz das Almas, Bahia – CEP: 44.380.000.


Confira os documentos:

  • Ficha de Inscrição Individual devidamente preenchida (site da UFRB);
  • Cópia Autenticada da Carteira de Identidade (RG);
  • Cópia Autenticada do CPF (dispensado caso conste o número no RG);
  • Cópia Autenticada do Título de Eleitor;
  • Certificado de quitação com o serviço militar para os candidatos do gênero masculino;
  • Copa autenticada do diploma de graduação;
  • Foto 3×4.

“Serão considerados desistentes os candidatos convocados que não efetivaram a matrícula no prazo estabelecido e, para ocuparem suas vagas, serão convocados os candidatos imediatamente subsequentes da lista de classificados”, informa a UAB.

Confira a lista de selecionados nos arquivos anexados

Continuar Lendo

Cursos

Prefeitura de Salvador oferece 1.200 vagas para cursos técnicos gratuitos em várias áreas

Publicado

em

Inscrições foram abertas nesta quarta-feira (16).

cursos-gratuitos-qualificacao-profissional-curitiba

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes) abriu mais de 1.200 vagas para cursos técnicos em diversas áreas. As inscrições foram abertas nesta quarta-feira (16), vão até a próxima segunda (18) e podem ser feitas na sede do Centro do Empreendedor Municipal (CEM), situado no Shopping J.J. Center, na Baixa dos Sapateiros, das 9h às 17h.

Há cursos disponíveis nas áreas de recepcionista de eventos (105), recepcionista em meios de hospedagem (48), organizador de eventos (100), língua brasileira de sinais – Libras (básico, intermediário e avançado – 260), agente cultural (30), inglês aplicado a serviços turísticos (195), inglês intermediário e espanhol aplicado a serviços turísticos (86), espanhol intermediário (100), garçom (50) e copeiro (20). Os cursos completamente gratuitos serão ministrados pelo Senac e IFBA, ainda para este mês de julho. Os candidatos receberão auxílio-transporte e lanche.

Para participar, é necessário ser maior de 18 anos, residir em Salvador e não ter vínculo empregatício. É preciso ainda, no ato da inscrição, estar portando RG, CPF, comprovantes de residência em Salvador e de escolaridade (cópia e original). As vagas são preenchidas por ordem de chegada.

 

Fonte: Ibahia.com

Continuar Lendo

Cursos

SENAI abre inscrições para cursos gratuitos em Simões Filho

Publicado

em

 

cursos gratuitos

A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Simões Filho, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de caldeiraria, soldagem e manutenção mecânica.

As vagas são direcionadas para jovens com idade entre 14 e 21 anos, cursando a partir da 9ª série do ensino fundamental ou que tenham concluído o ensino médio.

Os candidatos passarão por processo seletivo para concorrer às vagas, devendo apresentar obrigatoriamente, comprovante de inscrição no dia da prova, que será divulgado a partir de 13 de maio.

 

São oferecidas 80 vagas. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no portal do SENAI. As aulas serão ministradas na Fundação José Carvalho, que fica localizada na Rodovia BR 324, em Simões Filho.

 

Fonte: Fala Simões Filho

Continuar Lendo
P U B L I C I D A D E

AS MAIS LIDAS DA SEMANA